Cursos 24 horas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O QUE FOI A REVOLUÇÃO?

    Podemos entender  a  Revolução Cultural Chinesa como um processo iniciado a partir de 1966 na República Popular da China, que objetivava neutralizar a crescente oposição à Mao Tsé-Tung, dentro de setores do seu partido. Tal movimento evidenciou-se através de uma campanha político-ideológica.
   A partir da obra "China: Uma Nova História" podemos inferir que durante o período de 1966 até a morte de Mao 1976, houve um confronto político interno que sacudiu a China e culminou numa atemorizante destruição.
  Analisando a Revolução Cultural na China podemos imaginar uma sociedade que pode ser dirigida por um grande líder e por um partido ditatorial porque os cidadãos são politicamente passivos e obedientes à autoridade.
  O fato de Mao ter praticamente destruído o partido que construiu, arriscando, assim, todo o alicerce da revolução é uma questão complexa que demanda várias linhas de análises.
Ele temia uma revitalização da dominação de classes dirigentes dos vilarejos.A razão mais imediata da preocupação de Mao no início da década de 1960 foi a ampla e persistente difamação dos seus registros políticos por parte do PCC.
  O receio de Mao de que a revolução popular estivesse tomando o caminho errado na China aumentou com a demonstração da União Soviética. Ele se indignava com a linha dura de Nikita Khrushchev. Na União Soviética Mao pôde ver o revisionismo em funcionamento, ou seja, uma diminuição da preocupação com a questão da igualdade entre o povo e suas organizações coletivas, e em seu lugar, o crescimento de uma classe dominante composta em particular por pessoas privilegiadas, do meio urbano, de alto nível de escolaridade técnica que eram tal como o povo em geral reprimidos pela poderosa polícia secreta.
  A sua razão pessoal era recuperar o controle do PCC trazendo seus próprios seguidores fiéis para o poder.Mao teve duas carreiras, uma como líder rebelde e a outra como imperador moderno e estava extasiado consigo mesmo, e ao considerar o aparecimento das elites como um fracasso da revolução, e a solução para esse problema seria uma renovação do igualitarismo, além disso ele se creditava uma posição tão especial de reconhecimento de poder que ele poderia fazer o que quisesse. Via a nova burocracia seguindo o antigo padrão de governo autocrático e isso deixaria as massas camponesas onde elas sempre estiveram , na parte mais baixa da sociedade.
  Mao definiu o revisionismo como um abandono dos objetivos da revolução e uma aceitação dos males dos status privilegiado e do acúmulo de bens mundanos, o que poderia ser chamado de uma restauração do capitalismo.  Ele tinha em mente a idéia de que a juventude estudantil poderia ser mobilizada para atacar os males das instituições e purificar a China do revisionismo, pois era o motor das mudanças. Assim incitava os estudantes radicais publicando slogans como “Bombardeiem os quartéis” e “Aprendam sobre revolução fazendo revolução“.
  Com o apoio dos jovens mobilizado, alistaram-se voluntariamente na Guarda Vermelha.(ver post) em toda a China e tiveram transporte de graça em ferrovias , sendo hospedados em Beijing. Eles acenavam no ar com um pequeno livro vermelho. Citações do presidente Mao, que o general Lin compilara para doutrinar suas tropas. As aulas foram suspensas nesse ínterim e as universidades fechariam em breve.
  A habilidade de Mao em instigar a Revolução Cultural deveu-se em especial ao apoio das forças armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário